dc.contributor.advisor |
Olivindo, Celina Maria de Souza |
|
dc.contributor.author |
Costa, Ana Beatriz Evaristo dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-08T13:12:28Z |
|
dc.date.available |
2022-06-08T13:12:28Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/124 |
|
dc.description.abstract |
Desde um ato para pagamento de conta, realização de uma pesquisa, todo acesso a redes
sociais, mostra como a computação se faz tão presente em todo lugar e a todo tempo. O uso
desses recursos computacionais que se refere tanto a equipamentos corno softwares auxilia o
desenvolvimento de toda e qualquer tecnologia da informação. Paralelamente a este processo
existem-as tecnologias focadas na busca por melhorias na condição de vida das pessoas que
cada vez mais estão sendo incorporadas a inclusão digital. Pensando nisso é que se fazem
necessárias pesquisas neste setor que é de suma importância para a inclusão de todos,
inclusive das pessoas com necessidades especiais, tais tecnologias existem e são conhecidas
como Tecnologias Assistivas. A aplicação dos recursos computacionais aliadoàs tecnologias
assistivas, assunto este que ocupa a posição central desse estudo, aumenta as possibilidades na
vida de uma pessoa com necessidades especiais de acesso ao uso de equipamentos que até
então estariam fora de seu alcance. O presente trabalho buscou pesquisar situações propicias
para facilitar a inclusão dos mesmos e abordar temas gerais que façam da computação fonte
de auxilio e inclusão como base primordial para apoio às tecnologias assistivas a estas
pessoas. Na pesquisa são abordados suportes tecnológicos, técnicas de acessibilidade já
existentes e leis que favorecem o desenvolvimento na área. Como resultado da pesquisa foi
desenvolvido um protótipo de jogo que busca o desenvolvimento mental e a agilidade do
portador de necessidades especiais, mostrando uma forma de acesso ao aprender a distinguir
figuras geométricas, fazer escolhas e o manuseio do mouse. Os elementos principais desse
trabalho precisam interagir sempre em equipe, e são eles: o computador, a tecnologia
assistiva, um facilitador e o portador de necessidades especiais onde todos juntos conseguem
gerar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem, garantindo assim a superação
de barreiras que a própria vida impõe ao mesmo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
COSTA, Ana Beatriz Evaristo dos Santos. O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2013 |
pt_BR |
dc.subject |
Computação, Recursos computacionais, Tecnologias assistiva, Pessoas com e sem necessidades especiais |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |