Abstract:
A evolução dos dispositivos móveis, em especial os celulares e smartphones, trouxe um
acréscimo de funcionalidades e vem proporcionando mudanças na forma de interagir com
esses aparelhos, que até pouco tempo eram utilizados apenas para tarefas simples, como
realizar e receber chamadas telefônicas. Juntamente com essa evolução tecnológica, surgem
grandes oportunidades, como é o caso do desenvolvimento de aplicativos para dispositivos
portáteis. Coma popularização dos celulares e smartphones, o mobile marketing surgiu como
uma ferramenta inovadora e bastante eficaz, pois foi descoberto um grande potencial para
criação de publicidade específica e personalizada para os consumidores, unindo marketing e
tecnologia. Neste trabalho são apresentados e explanados os conceitos de mobile marketing,
dispositivos móveis, da tecnologia Java e de sua versão para criação de aplicativos para
dispositivos com recursos limitados, além da metodologia de desenvolvimento de software e
do modelo de processo de software em Cascata. No trabalho é documentado o aplicativo
Parnaibano, desenvolvido para dispositivos móveis utilizando o J2ME, descrevendo a análise,
implementação e detalhes do funcionamento da aplicação.