Resumo:
A computação gráfica está ajudando a sociedade em várias áreas como, por
exemplo, no setor de treinamentos, publicidade e na medicina na construção de
órgãos internos. Neste trabalho especificamente ela terá um papel fundamental, na
educação, trazendo para a disciplina de matemática uma visão detalhada da
construção de sólidos tridimensionais com o auxilio da realidade aumentada, o nome
denominado a tecnologia que usa marcadores, software e hardware para trazer um
objeto virtual a um ambiente real onde é possível a interação. Foi construído no
trabalho uma ferramenta nomeada ARGeo que é composta de vários scripts feitos
usando a linguagem de programação ActionScript 3.0 e realizado uma aula didática
de matemática usando-a, aplicando logo após um questionário qualitativo do seu uso
em sala. O trabalho foi sistematizado em duas partes: a construção da base de
pesquisa sendo elas o ensino da matemática, computação gráfica e a construção da
metodologia com realidade aumentada, a ferramenta, utilizando-a em uma aula de
matemática com o assunto de geometria espacial.