Abstract:
Quase todas as empresas necessitam hoje de um Banco de Dados para
armazenar, além dos dados, tão importantes para elas, as ferramentas de acesso
fazendo-o um agente facilitador no processo de realização de transações. O
problema é que hoje apenas o Banco de Dados não é o bastante, porque primeiro
suas ferramentas possuem uma enorme deficiência para analisar urna grande
quantidade de dados nele contido, até mesmo por esses dados talvez não estarem
concentrados apenas em uma máquina. Para que as empresas possam continuar
competitivas, pretendendo maximizar os seus lucros e reduzir possibilidades de
erros no processo de tomada de decisão, foi necessário o desenvolvimento de
novas ferramentas que auxiliam nesse processo Uma delas foi o Data Warehouse,
que em conjunto com outras ferramentas de bastante valia como Data Mart, Data
Mining, realizam trabalhos de análise e tomada de decisões tão importantes para as
empresas continuarem dentro do mercado. A partir dessas novas tecnologias, surgiu
o conceito de Business lntelligence. Esse estudo foi direcionado para o estudo de
caso de um Data Warehouse para a empresa Magazine Rosemary LTDA, trabalho
esse que pode auxiliar na maximização dos lucros, organização interna e
possibilidade de geração de relatórios constantes dos dados e logo, gerenciamento
eficaz de informação e tratamento dos dados nele contidos, para que assim possam
ser tomadas boas decisões e com menor probabilidade de erro.