A estadualização do colégio Parnaibano: fragmentos históricos de uma instituição escolar (1959 - 1969)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Tourinho, Mary Angélica Costa
dc.contributor.author Castro, Sabrina Araújo
dc.date.accessioned 2022-01-28T18:48:22Z
dc.date.available 2022-01-28T18:48:22Z
dc.date.issued 2010-07-23
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/89
dc.description Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico aborda a temática da Estadualização do Colégio Parnaibano, analisando fragmentos da História de uma instituição escolar da cidade de Pamaíba que a partir de então, passou a ser denominada de Colégio Estadual Lima Rebelo, O termo "estadualização" foi encontrado em jornais e livros de memórias escritos por parnaibanos para representar o episódio que substituiu a Sociedade Civil Ginásio Pamaibano pelo Governo Estadual Piauiense, na manutenção do funcionamento deste estabelecimento de ensino, tomando-o público. Este processo foi desenvolvido a partir da assinatura da Lei Estadual n° 1892, de 21 de novembro de 1959, num contexto nacional de luta em defesa da escola pública. Por isso, objetivou-se investigar de que maneira ocorreu o processo de estadualização do Colégio Parnaibano a fim de identificar as políticas públicas destinadas à educação parnaibana neste período. A pesquisa baseou-se na História Cultural, envolvendo autores como Bourdieu, Certeau e Dominique Julia. A metodologia utilizou-se: da técnica da pesquisa oral e de diferentes fontes documentais, como jornal, almanaque, revista, livros de memória, legislação e fotografia. O recorte temporal foi delimitado entre a assinatura da Lei de Estadualização e a inauguração do prédio no qual a instituição até hoje desenvolve o seu trabalho educativo. Identificou-se que existiram interesses políticos no desenvolvimento do processo de estadualização, sendo que houve mudanças nas relações cotidianas vivenciadas pelos sujeitos que constituíam o Colégio Estadual. Esta estadualização não se restringiu aos muros da escola ou aos papéis burocráticos do governo estadual porque abrangeu grande parte da sociedade parnaibana, exceto, as pessoas mais humildes na escala social, sendo que isto não é determinante já que o espaço de uma instituição escolar, além de ser complexo e dinâmico, é vivenciado por diversos sujeitos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon CASTRO, Sabrina Araújo. A Estadualização do Colégio Parnaibano: fragmentos históricos de uma instituição escolar (1959 - 1969). Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em História, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject Estadualização pt_BR
dc.subject Parnaíba pt_BR
dc.subject Colégio Parnaibano pt_BR
dc.subject Processos Históricos pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.title A estadualização do colégio Parnaibano: fragmentos históricos de uma instituição escolar (1959 - 1969) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta