Resumo:
O presente artigo pretende mostrar a importância historiográfica do Egito Antigo para o ensino de História, nas escolas e para a sociedade em geral. Com esse fim foi analisado o contexto do ensino de História Antiga no Brasil, com foco na abordagem do Egito Antigo, examinando as limitações presentes no currículo educacional impactadas pela influência de décadas causadas pelo eurocentrismo cujo frequentemente privilegia narrativas históricas centradas na hegemonia ocidental, descontextualizando ou deturpando a relevância e a historiografia a respeito de outras civilizações antigas, ao caso da egípcia, de origem africana, além da influência em documentos atuais como a BNCC. Para referenciar e exemplificar essa influência foram utilizados como análise três livros didáticos de anos e editoras diferentes utilizados na cidade de Parnaíba-PI, examinando e comparando como é retratado a história sobre o Egito Antigo ao longo dos anos.
Descrição:
Artigo apresentado à Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em História.
Orientador: Prof. Dr. Makchwell Coimbra Narcizo