Resumo:
Esta monografia teve como temática o processo que permitiu que mulheres parnaibanas se deslocassem da Escola Normal para a universidade entre as décadas de 1970 e 1980. O objetivo geral do trabalho foi investigar os aspectos que possibilitaram esse deslocamento ocorrido no período estudado. Para alcança-lo, foi necessário traçar a trajetória escolar dessas mulheres – desde o ensino primário ao secundário –, assim como identificar os fatores que contribuíram para a escolha por uma formação profissional técnica ou superior e, por fim, explicar o lugar ocupado por essas mulheres no ensino superior. A pesquisa é natureza qualitativa do tipo bibliográfica e documental e teve como metodologia base a História Oral temática, através da realização de entrevistas que tornaram possível o conhecimento das memórias de mulheres que estiveram na Escola Normal e no ensino superior no período estudado. Como aporte teórico utilizado temos: Cardoso (2002), Mendes (2007 e 2012), Passos (2003) e Rocha (2011), dentre outros. Ademais, outras fontes utilizadas foram jornais e censos realizados nos anos de 1970 e 1980 no Piauí. Através da pesquisa evidencia-se um avanço da presença feminina no ensino superior nas décadas estudadas, principalmente a partir de 1980, assim como percebe-se a importância da mudança em relação a educação destinada às mulheres no estado.
Descrição:
Monografia apresentada à Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre
Alves de Oliveira, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em
História.