Resumo:
Esta monografia teve como propósito analisar os diferentes métodos de abordagem sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) nos livros didáticos utilizados em escolas da Educação Básica da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Foram selecionados livros didáticos presentes em minha formação docente no Curso de Licenciatura em História, nas escolas em que atuei tanto nas disciplinas de Estágio Supervisionado, quanto no Programa Residência Pedagógica (PRP). Temos como objetivo principal avaliar e problematizar como a participação brasileira
na guerra é apresentada nos livros e, além disso, como o(a) professor(a) pode trabalhar essa temática no ensino de História, destacando a participação piauiense no conflito. Para isso, a presente pesquisa inseriu-se nos estudos de uma análise qualitativa dos livros didáticos, buscando entender como o tema da Segunda Guerra Mundial está exposto para docentes e estudantes. Dessa forma, busca-se promover uma análise mais aprofundada e, em seguida, intervenções pedagógicas com o objetivo de ampliar o que foi apresentado e direcionar para novos caminhos. Nessa perspectiva, foi necessário o uso de fontes primárias, como fotografias, e o uso de fontes secundárias, como artigos relacionados ao tema, em diálogo com os debates em torno do livro de didático e o ensino de História, o Currículo do Piauí e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Descrição:
Monografia apresentada à Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor
Alexandre Alves de Oliveira, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em História.