O lúdico como possibilidade de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de educação infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Carvalho, Kelly Cristina Vaz de
dc.contributor.author Silva, Deusenir Teles da
dc.date.accessioned 2024-04-26T04:38:50Z
dc.date.available 2024-04-26T04:38:50Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/554
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido com o lúdico nas escolas de educação infantil, visando identificar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento e a formação da criança. Procura mostrar a importância do lúdico no avanço do processo de ensino e aprendizagem, que é sempre marcado por impasses que impossibilitam a aquisição dos processos psicológicos, cognitivos e afetivos, que são de extrema importância para o desenvolvimento de toda criança. Aborda também, o surgimento do lúdico na educação e a evolução do mesmo ao longo dos anos, mostrando no decorrer do texto, embasamentos teóricos de alguns pensadores da educação, tais como Piaget, Vygotsky, Froebel, Rosseau dentre outros que vem reafirmar as hipóteses da autora do texto, além da atual necessidade de aliar-se ao lúdico, para auxiliar o professor na busca de uma ação educacional significativa, para o educador, para a criança, e para a escola. E com isso obter sucesso em sua missão de formar cidadãos atuantes em sociedade. A Educação Infantil é cenário de uma fase imprescindível para a formação da criança, desta maneira deve ser vivida de forma responsável, prazerosa e atrativa, portanto a ludicidade vem ao encontro dessa fase que deve ser conduzida com atividades que sejam desenvolvidas de acordo com as necessidades da criança e não aleatoriamente. Trabalhar com o lúdico requer ação e estudo, afinal as atividades a serem desenvolvidas devem está ligadas a necessidade da criança. Assim, ao longo da pesquisa buscou-se mostrar como essas ações lúdicas são indispensáveis para uma infância sadia e consequentemente feliz. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.relation.isbasedon SILVA Deusenir Teles da .O lúdico como possibilidade de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de educação infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Infantil e Desenvolvimento pt_BR
dc.title O lúdico como possibilidade de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de educação infantil da cidade de Ilha Grande do Piauí pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta