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A presente pesquisa teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido com o lúdico nas escolas de educação infantil, visando identificar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento e a formação da criança. Procura mostrar a importância do lúdico no avanço do processo de ensino e aprendizagem, que é sempre marcado por impasses que impossibilitam a aquisição dos processos psicológicos, cognitivos e afetivos, que são de extrema importância para o desenvolvimento de toda criança. Aborda também, o surgimento do lúdico na educação e a evolução do mesmo ao longo dos anos, mostrando no decorrer do
texto, embasamentos teóricos de alguns pensadores da educação, tais como Piaget, Vygotsky, Froebel, Rosseau dentre outros que vem reafirmar as hipóteses da autora do texto, além da atual necessidade de aliar-se ao lúdico, para auxiliar o professor na busca de uma ação educacional significativa, para o educador, para a criança, e para a escola. E com isso obter sucesso em sua missão de formar cidadãos atuantes em sociedade. A Educação Infantil é cenário de uma fase imprescindível para a formação da criança, desta maneira deve ser vivida de forma responsável, prazerosa e atrativa, portanto a ludicidade vem ao encontro dessa fase
que deve ser conduzida com atividades que sejam desenvolvidas de acordo com as
necessidades da criança e não aleatoriamente. Trabalhar com o lúdico requer ação e estudo, afinal as atividades a serem desenvolvidas devem está ligadas a necessidade da criança. Assim, ao longo da pesquisa buscou-se mostrar como essas ações lúdicas são indispensáveis para uma infância sadia e consequentemente feliz. |
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