Resumo:
A pesquisa que tem como título a Educação Ambiental: um olhar crítico sobre essa prática, realizou-se em uma escola pública de Parnaíba-PI, teve como objetivo principal investigar como a escola pesquisada trabalha a educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A educação ambiental trata-se de uma prática educativa que busca no indivíduo a conscientização de forma crítica para lidar com os problemas ambientais, permitindo uma transformação no pensar e no agir que leva a mudanças de atitudes e ações no cotidiano dos indivíduos, dessa forma visou-se obter um melhor entendimento sobre o tema e sua relação com a aprendizagem dos alunos. Nesse estudo utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, por proporcionar uma melhor compreensão da temática em questão. Os sujeitos envolvidos foram cinco professores e alunos do primeiro ao quinto ano. O presente trabalho traz uma discussão sobre os conceitos da educação ambiental, sua aplicação através da ludicidade, a conscientização para o exercício da cidadania, a transversalidade, interdisciplinaridade e o papel do professor da educação ambiental. O trabalho está fundamentado nos postulados de grandes teóricos: CARVALHO, DIAS, PEDRINI, FAZENDA, BARCELOS, dentre outros. Na pesquisa obtivemos resultados positivos, pois a escola analisada já tem tradição em introduzir em sua prática pedagógica a educação ambiental. Ao concluirmos esse estudo percebemos a importância de se desenvolver a prática ambiental no espaço escolar, pois contribui para a formação dos discentes.