Resumo:
A presente pesquisa faz uma abordagem acerca do tema: Dificuldade de Aprendizagem na leitura e escrita nas séries iniciais no ensino fundamental, assim a mesma faz alusão a cerca da temática: Dificuldade de Aprendizagem, Constatou-se que muitos alunos têm dificuldades na leitura e escrita e passam até medo de produzir textos. As dificuldades de aprendizagem estão no cotidiano de sala de aula o que tem provocado atualmente muitas discussões no âmbito escolar desencadeando vários estudos. Para compreender melhor esses problema, alguns
estudiosos têm desenvolvido trabalhos sobre o processo de aprendizagem; entre eles Jean Piaget, Vigostsky e Emilia Ferreiro e outros aos quais esse trabalho foi fundamentado. O enforque do presente trabalho está voltado para as dificuldades de leitura e escrita, que tem sido uma questão bastante discutida, devido o fracasso da escola em fazer os seus alunos ler e escrever. As dificuldades de leitura e escrita conduzem os alunos a outras dificuldades, já que todas as disciplinas necessitam dessa prática para a interpretação e orientação nas atividades escolares. Muitas crianças não conseguem superar essas dificuldades e acabam desistindo da escola por falta de orientação pedagógica e falta de apoio familiar. Alguns casos são mais
difíceis de solucionar, pois, precisam de um acompanhamento, foi com intuito de conhecer aos fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita que foi realizado esta pesquisa.