Resumo:
A avaliação é uma questão polêmica hoje em educação, o que torna o tema rodeado de dúvidas e questionamentos. Talvez por isso seja tão difícil para o educador aderir á cultura da avaliação formativa, pela qual podemos diagnosticar o desempenho do aluno. Este trabalho apresenta uma discussão sobre o tema: Avaliação da aprendizagem: um olhar crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica do professor do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral enfoca investigar o processo avaliativo na prática pedagógica do professor que atua nas séries iniciais com um olhar crítico e reflexivo sobre o mesmo, e específico identificar as práticas e metodologias utilizadas pelos docentes no processo de avaliação da aprendizagem dos seus alunos. Para responder os questionamentos investigamos cinco professores do ensino fundamental, mas somente três professores foram analisados nessa investigação. Tendo como suportes teóricos Demo (2003), Hoffmann (2002), Haydt (2004), Luckesi (2008) entre outros. A pesquisa foi de ordem qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados, foi questionário aberto, por que nos proporciona respostas de maior profundidade. Ao analisar as respostas, concluímos que a pesquisa é importante por ressaltar que a avaliação não é um instrumento para medir o quanto o aluno aprendeu, pem tampouco é uma forma de julgar ou reprovar. A avaliação, de fato contribui para o crescimento do educando, e para o trabalho do professor, que precisa ser mediador e acolhedor, ampliando assim o conhecimento do aluno de si e do mundo.