dc.description.abstract |
O presente trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada com professoras de uma Escola Municipal localizada na cidade de Parnaíba-PI, com o intuito de avaliar a implementação de práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da linguagem oral de crianças matriculadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. A partir disso, buscou-se conhecer quais práticas são adotadas e se elas favorecem nesse processo. Para a obtenção dos dados desta pesquisa, foram utilizados questionários contendo perguntas abertas, aplicados aos docentes, com o objetivo de analisar a prática de ensino da linguagem oral usada em sala de aula. O estudo fundamentou-se nos seguintes autores: Capellini e Oliveira (2003), Serafini (2003), Friedmann (2005), Marcuschi (2005), Scarpa (2006), Vanoye (2007), Carvalho (2008), Miralha (2008), Antunes (2009), Marques (2011) entre outros. A partir dos resultados, pode-se destacar que as professoras utilizam atividades como leitura de textos, narrativas feitas pelas crianças, lendas, teatro, jogos, brincadeiras, música, entre outras. Desse modo, essas informações tornam-se respeitáveis, pois mostram a importância da utilização de práticas pedagógicas diversificadas que favoreçam o aprendizado da linguagem oral. Apontam, ainda, o grande valor que novas pesquisas possuem para corroborar os dados apresentados neste trabalho, a fim de melhorar a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, não só da cidade de Parnaíba-PI, mas de várias outras localidades que apostam na importância dessas práticas para uma educação de qualidade. |
pt_BR |