Resumo:
O presente trabalho visa analisar e refletir historicamente, a condição de organização da luta pela educação escolar indígena dos remanescentes indígenas Itacoatiara na cidade de Piripiri- PI e procurar perceber as vivências na comunidade. Este trabalho busca perceber os esquecimentos ou silenciamentos históricos sobre os povos indígenas ao longo dos tempos nas variadas formas de sociabilidade, como sujeitos da história. Temos como objetivo geral analisar a situação dos remanescentes indígenas de Piripiri e suas formas de organização em prol da luta pela Educação Escolar Indígena; perceber a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 na escola do bairro em que estudam os remanescentes na cidade de Piripiri; analisar a historiografia brasileira e piauiense com relação aos povos indígenas. Metodologicamente este trabalho se utiliza a historia oral como ferramenta de pesquisa, para tanto foram realizadas entrevistas tendo como foco ou objeto de análise os remanescentes indígenas dos tabajaras. Tais entrevistas dão subsídios para a compreensão do conhecimento sobre a atual situação de luta dos remanescentes. Durante o texto, faremos também um cruzamento de fontes a partir dos seguintes teóricos: DIAS E SOUSA, 2010; BANIWA,2006; HOBSBAWM,1988; SILVA, 2012; FUNARI, 2011 esta objetiva construir um diálogo das entrevistas com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE sobre o último Censo , em 2010, no qual cerca de 3000 pessoas se autoproclamam indígenas no estado do Piauí, com isso inúmeros debates a cerca do assunto em nossa historiografia piauiense que durante muito tempo pouco se debateu sobre essa condição na formação histórica como um dos elementos formadores do ser piauiense.
Descrição:
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