Resumo:
O presente trabalho visa uma reflexão sobre de que forma a Cultura-Afro está inserida no ambiente escolar por meio da disciplina de Sociologia, tendo em vista que em 2003, se tornou obrigatório a inserção do ensino da História e Cultura-Afro na educação pública brasileira sob a Lei 10.639. Além disso, a pesquisa busca contextualizar a trajetória da Sociologia no ensino médio brasileiro, mostrando que sua permanência como componente curricular sofre de certa intermitência. Para tanto, também será apresentado as principais correntes teóricas que contribuíram para a reprodução e legitimação do racismo no cenário brasileiro, com o objetivo de desnaturalizar a discriminação racial sofrida pelos negros desde o período escravocrata. Nesse sentido, o trabalho docente na disciplina de Sociologia possui competência para romper com o racismo, sendo a formação do professor primordial para a inclusão da cultura africana em sala de aula, aplicando de maneira eficaz a lei 10.639/03. Dessa forma, esse trabalho visa contribuir tanto no sentido de colaborar para que haja uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas sobre essa cultura nas escolas brasileiras quanto na colaboração acerca da construção do trabalho docente através da disciplina de Sociologia.