dc.contributor.advisor |
Franco, Roberto Kennedy Gomes |
|
dc.contributor.author |
Souza, Lucrécia Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-10T19:15:27Z |
|
dc.date.available |
2022-01-10T19:15:27Z |
|
dc.date.issued |
2013-02-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/24 |
|
dc.description |
Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo desenvolvido com o tema Perspectivas da Formação do Professor de História no Ensino Médio em Parnaíba no período de 2000 á 2012. Resgatando por meio de discussões em grupo focal a postura desse docente no ensino médio de Parnaíba/Piauí. Nós referenciamos em BITTENCOURT (2010), FONSECA (2003), FONTANA (2004), GUIMARÃES (2001), PINHEIRO (2004), SCHIMIDT (1999), MENDES (2012), FLAMARION (1994), LIBÂNIO (2010), CHARTIER (2001) dentre outros. Fizemos apanhado histórico do ensino médio na Brasil e Parnaíba. A dimensão do estudo parte da história social com apoio da história imediata e história dos conceitos. A pesquisa ação foi apoiada metodologicamente grupo focal e entrevistas com seis profissionais que obram no ensino médio de escolas públicas e privadas. A caracterização dos sujeitos foi de uma amostra intencional. As práticas pedagógicas forma exploradas, bem como, a formação do professor de história para o ensino médio em confronto com o currículo da IES e PCNEM. Concluímos sobremaneira apresentando os objetivos alcançados em relação às perspectivas da formação do professor de história no ensino médio em Parnaíba. Reconhece-se a desatenção que é dada ás disciplinas pedagógicas nas graduações, em detrimento das disciplinas teóricas. Ampliação das pesquisas referentes ás práticas pedagógicas do ensino de história e incentivar esses profissionais a se apropriarem de novas representações e significados da sua atuação profissional que são recomendadas pelos PCNEM para o currículo do ensino médio. Para tanto, a história social coloca sua contribuição no sentido de respaldar essas pesquisas despertando reflexões e formação de consciência dos discentes e docentes desta IES-UESPI. Reconhecemos que está em processo de construção, assim como o curso de história, por isso, a responsabilidade social de batalhar por melhores condições de trabalho para seus funcionários e a qualidade no ensino- aprendizagem de seus graduandos, corroborando para um avanço ainda mais significativo. Parnaíba-Piauí tem todas as possibilidades de melhorias da qualidade de seu ensino médio, no obstante requer empenho por parte das autoridades responsáveis pela implementação e promoção de políticas de amparo a esse nível de ensino, na condição de executar o currículo em harmonia com os PCNEM, haja vista que os ENEM é elaborado com base nesse novo currículo para o ensino médio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SOUZA, Lucrécia Gomes.
Perspectivas da Formação do Professor de História do Ensino Médio
Em Parnaíba (2000-2012) / Parnaíba: monografia (graduação), Licenciatura Plena em História, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) 2013. |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
PCNEM |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Perspectivas da formação do professor de história no ensino médio em Parnaíba (2000-2012) |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |