Resumo:
"No período entre 2020-2021 o planeta sofreu grandes transformações e mudanças por
consequência da COVID-19, impactando a vida das pessoas e afetando muitas áreas de
trabalho, dentre elas a educação. Ferramentas tecnológicas foram utilizadas para um ensino
emergencial remoto, na tentativa de amenizar o impacto causado pela pandemia do
coronavírus. Jogos online foram ganhando um espaço e reconhecimento maior, devido aos
avanços tecnológicos, importantes para o desafio na implementação do ensino na forma
remota. Assim, o presente trabalho teve como objetivo aplicar um jogo on-line em uma
experiência no ensino remoto emergencial para alunos do ensino fundamental como uma
forma dinâmica de repassar o assunto de Zoologia dos Invertebrados. Os resultados foram
importantes pois foi identificado que após a atividade auxiliou os alunos que tiveram melhor
desempenho nas atividades avaliativas da disciplina de Biologia, refletido na melhoria das
notas das provas dos alunos que participaram, no entanto houve também uma baixa adesão
dos alunos ao jogo proposto, devido a acessibilidade e disponibilidade de recursos
tecnológicos. A partir deste trabalho, ficou demonstrado que o uso de jogos são relevantes
para dinamizar a aprendizagem dos alunos, facilitando o entendimento dos assuntos aplicados,
de uma forma mais interativa e dinâmica, contribuindo assim junto com as aulas mais
tradicionais."