| dc.contributor.advisor | Gonçalves de Melo, Felipe Augusto | |
| dc.contributor.author | Reis Silva, Karina | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-09T01:54:35Z | |
| dc.date.available | 2022-10-09T01:54:35Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/215 | |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como temática as Contribuições da Residência Pedagógica à formação de professores em tempos de covid-19: um relato de experiência. Teve como objetivo geral: relatar minha experiência durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual do Piauí - UESPI do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, evidenciando suas contribuições na minha formação docente. Adotamos os seguintes objetivos específicos: descrever as práticas/ações pedagógicas realizadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP); apontar as metodologias de ensino desenvolvidas no ensino remoto durante a Residência Pedagógica; discutir as problemáticas vivenciadas no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. A metodologia usada para a produção deste trabalho foi a partir de estudo descritivo do tipo qualitativo, junto à pesquisa bibliográfica e documental. O projeto foi dividido em Módulo I e II, com as seguintes etapas: Período de Preparação à Docência, Conteúdos Programáticos e Observação das aulas e Prática Docente, chamada também de regência, onde em cada etapa édescrita a trajetória percorrida. As metodologias utilizadas nas aulas foram diversas, desde autilização de imagens, gifs, produção de vídeos autorais e jogos. A baixa interação dos alunos nas aulas fez com que desenvolvessem modelos mais didáticos para chamar a atenção deles e tornar a aula mais produtiva. As problemáticas vivenciadas durante a pandemia da COVID-19 evidenciou que a formação de professores é um processo de constante aprendizado. Todas as etapas desenvolveram um importante papel para minha formação docente, pois a partir dessa vivência foi possível construir uma identidade profissional que certamente me conduzirá por toda a trajetória docente. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | SILVA, Karina dos Reis, Contribuição da Residência Pedagógica à Formação de Professores em Tempos de Covid-19: Um Relato de Experiência. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2021." | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Contribuição da Residência Pedagógica à Formação de Professores em Tempos de Covid-19: Um Relato de Experiência | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |