A Pandemia e o Ensino Remoto: Um Relato de Experiência no PRP

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gonçalves de Melo, Felipe Augusto
dc.contributor.author Marques Santos, Diego
dc.date.accessioned 2022-10-09T01:36:26Z
dc.date.available 2022-10-09T01:36:26Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/211
dc.description.abstract "Devido à pandemia, o Brasil teve que fazer mudanças em muitos setores do país. Entre eles, encontra-se o setor educacional. As escolas tiveram que se remodelar e se adaptar a outro modelo de ensino. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi o modelo proposto para lidar diante do problema. Por conta disso, docentes e discentes tiveram que se adaptar a essa modalidade de ensino. Embora esse modelo de ensino seja a solução mais viável para o problema atual que se enfrenta, ele contém alguns obstáculos: alunos com dificuldades de acesso à internet; o conforto em casa que deixa o aluno entediado, as distrações, a falta de foco e motivação pelas aulas online, dentre muitos outros empecilhos. O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa fundamental para a formação do futuro professor, pois possibilita o mesmo enfrentar novos desafios e adquirir habilidades e competências. A escola campo em que foi submetido o programa foi a Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira. Tive a experiência com alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e com a 7° etapa do EJA (referente ao 3° ano do ensino médio). Meu principal objetivo como professor residente foi fazer com que os alunos tivessem uma aula descontraída, divertida e dinâmica ao mesmo tempo em que aprendessem novidades. Para isso desenvolvi atividades com o uso de imagens, GIFS, links, sites, vídeos e jogos, além de provas. O objetivo deste trabalho foi relatar uma experiência pessoal como professor em formação, confrontando de maneira reflexiva e dialógica com base na minha perspectiva e vivência como discente. O aplicativo WhatsApp foi uma ferramenta importante para que as aulas pudessem ser realizadas. O presente relato foi elaborado a partir de anotações em meu diário de classe, reflexões e análises com base na leitura de artigos. Apresento prints das minhas aulas com o intuito de mostrar a didática utilizadas na sala de aula virtual (grupo do WhatsApp), e as formas de interações dos alunos durante as aulas, que incluem o retorno deles com as atividades. Como professor residente, procurei desenvolver maneiras que façam com que os alunos, em meio à pandemia e ao ensino remoto, despertem o interesse pelas aulas online e, eu percebi que, ao ensinar, também aprendi muito." pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SANTOS, Diego Marques, A Pandemia e o Ensino Remoto: Um Relato de Experiência no PRP. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2021." pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject WhatsApp pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject ERE pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title A Pandemia e o Ensino Remoto: Um Relato de Experiência no PRP pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta