dc.description.abstract |
"Devido à pandemia, o Brasil teve que fazer mudanças em muitos setores do país. Entre eles, encontra-se o setor educacional. As escolas tiveram que se remodelar e se adaptar a outro
modelo de ensino. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi o modelo proposto para lidar diante do problema. Por conta disso, docentes e discentes tiveram que se adaptar a essa
modalidade de ensino. Embora esse modelo de ensino seja a solução mais viável para o problema atual que se enfrenta, ele contém alguns obstáculos: alunos com dificuldades de
acesso à internet; o conforto em casa que deixa o aluno entediado, as distrações, a falta de foco e motivação pelas aulas online, dentre muitos outros empecilhos. O Programa
Residência Pedagógica (PRP) é um programa fundamental para a formação do futuro professor, pois possibilita o mesmo enfrentar novos desafios e adquirir habilidades e
competências. A escola campo em que foi submetido o programa foi a Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira. Tive a experiência com alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e
com a 7° etapa do EJA (referente ao 3° ano do ensino médio). Meu principal objetivo como professor residente foi fazer com que os alunos tivessem uma aula descontraída, divertida e
dinâmica ao mesmo tempo em que aprendessem novidades. Para isso desenvolvi atividades com o uso de imagens, GIFS, links, sites, vídeos e jogos, além de provas. O objetivo deste
trabalho foi relatar uma experiência pessoal como professor em formação, confrontando de maneira reflexiva e dialógica com base na minha perspectiva e vivência como discente. O
aplicativo WhatsApp foi uma ferramenta importante para que as aulas pudessem ser realizadas. O presente relato foi elaborado a partir de anotações em meu diário de classe,
reflexões e análises com base na leitura de artigos. Apresento prints das minhas aulas com o intuito de mostrar a didática utilizadas na sala de aula virtual (grupo do WhatsApp), e as
formas de interações dos alunos durante as aulas, que incluem o retorno deles com as atividades. Como professor residente, procurei desenvolver maneiras que façam com que os
alunos, em meio à pandemia e ao ensino remoto, despertem o interesse pelas aulas online e, eu percebi que, ao ensinar, também aprendi muito." |
pt_BR |