Resumo:
"O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) propõem inserir e aproximar o aluno graduando a realidade das escolas, nas quais ele possa unir teoria à prática, o que favorece a formação de uma identidade profissional docente. Este trabalho trata das experiências acadêmicas vivenciadas por bolsistas
do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESPI, Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba. Investiga-se de que forma as vivências contribuem para a formação acadêmica, a partir da seguinte pergunta norteadora: Quais foram os conhecimentos profissionais adquiridos, por meio das experiências vivenciadas, pelos bolsistas do PIBID do subprojeto do curso de Ciências Biológicas? Os acadêmicos atribuem a esse programa institucionais em suas formações a garantia de uma oportunidade de vivenciar no seu cenário de atuação futura. O objetivo geral desse trabalho foi investigar quais foram as aprendizagens na formação acadêmica adquiridas, por meio das práticas vivenciadas pelos bolsistas do PIBID do curso de Ciências Biológicas. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa empírica de cunho exploratório com abordagem qualitativa com bolsistas do PIBID\Biologia. Os participantes responderam a um questionário aberto e concederam uma entrevista semiestruturada no primeiro semestre de 2019. Os
dados foram analisados para testar se existe contribuição na aprendizagem dos acadêmicos bolsistas através das vivências no PIBID/Biologia. Conclui-se que as ações vivenciadas pelos bolsistas, ofertaram aos mesmos a reflexão dos fatos observados dentro do programa, dispondo de saberes voltados para a construção da identidade como futuro docente, oferecendo principalmente uma observação e reflexão acerca da prática e da percepção de que cada escola tem suas peculiaridades, logo, o aluno também dispõe de necessidades a serem levadas em considerações, mediante a realidade que ele vive."