dc.contributor.advisor |
Rocha, Francisco das chagas |
|
dc.contributor.author |
Moreira; Rocha, Victor Carvalho, Francisco das Chagas |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-21T19:26:07Z |
|
dc.date.available |
2022-06-21T19:26:07Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/180 |
|
dc.description.abstract |
Para entender o funcionamento de um processador a abstração é uma técnica bastante utilizada como forma de ensino pelos docentes. Mas mesmo os sistemas computacionais mais básicos podem ser difíceis de serem compreendidos caso sejam estudados apenas na teoria por conta de suas várias camadas de abstração e a integração dos componentes internos. Este trabalho tem como objetivo auxiliar no processo de aprendizagem de arquitetura de computadores por meio do PathMIPS, um sistema web desenvolvido para simular a execução dos caminhos de dados e controle da arquitetura do processador MIPS monociclo. Busca facilitar a absorção do conteúdo da disciplina através de uma abordagem simples e objetiva ao levar maior interação para a sala de aula. A aplicação foi submetida a testes por parte de alunos do curso de Ciência da Computação de uma universidade pública. Conforme a apreciação feita pelos avaliadores da aplicação, foi constatado ser possível utilizar o simulador para facilitar o desenvolvimento das aulas, proporcionando maior interatividade e dinâmica entre o professor e os alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
MOREIRA, Victor Carvalho; ROCHA, Francisco das Chagas. PathMIPS: um simulador do Datapath MIPS para aprendizagem de Arquitetura de computadores. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2019 |
pt_BR |
dc.title |
PathMIPS: um simulador do Datapath MIPS para aprendizagem de Arquitetura de computadores |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |