Protótipo de um jogo educativo para o auxilio de ensino e aprendizagem em sistemas operacionais

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dc.contributor.advisor Sousa, Sérgio Barros de
dc.contributor.author Souza, Darielson Araújo de
dc.date.accessioned 2022-06-08T14:19:14Z
dc.date.available 2022-06-08T14:19:14Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/133
dc.description.abstract O presente trabalho mostra a aplicação de uma Interface Cérebro-Máquina (1CM) no acionamento e no controle de um protótipo de automóvel de pequeno porte por meio de comunicação sem fio, simulando os principais movimentos de uma cadeira de rodas. O uso de 1CM é de grande valia, principalmente quando aplicada às tecnologias assistivas, pois possibilita que uma pessoa possa controlar um equipamento sem a intervenção motora, e considerando que existem deficiências físicas de alto grau, como a tetraplegia que impossibilita o movimento dos membros, é através dessa técnica aplicada à uma cadeira de rodas que possibilitará o seu controle sem a ação muscular. No desenvolvimento dessa aplicação foi montada uma 1CM baseada em eletroencefalografia com aparelho MindFlwç que através de comunicação serial por hardware, uma placa Arduino pôde obter os dados do eSense (Atenção e Meditação) oriundos do chip interno TGAM1. Foram definidas fairaç de valores para indicar o acionamento e controle da direção do automóvel (direita e esquerda) com base nos valores de eSense. Uma rede ZigBee ponto a ponto foi montada para prover comunicação sem fio entre o sistema de aquisição de dados e o protótipo do automóvel. Foram realizados testes com valores simulados e os mesmos mostraram a funcionalidade do sistema proposto. O trabalho desenvolvido se mostrou eficaz no que ele propôs, se tornando uma ferramenta funcional para o controle de dispositivos que permitem, no máximo, movimentos com 2 graus de liberdade. Commuito treinamento, um usuário final poderá ter pleno controle do dispositivo apresentado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon NASCIMENTO, Luis Bruno Pereira do. Utilização de uma interface cérebro-máquina Aplicada no acionamento e controle de um protótipo móvel. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2014. pt_BR
dc.subject Interface cérebro-máquina, Tecnologia Assistiva, Automação, Controle pt_BR
dc.title Protótipo de um jogo educativo para o auxilio de ensino e aprendizagem em sistemas operacionais pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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