dc.contributor.advisor |
Calçada, Dario Brito |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Leonardo da Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-07T01:48:54Z |
|
dc.date.available |
2022-06-07T01:48:54Z |
|
dc.date.issued |
2010-03-19 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/110 |
|
dc.description.abstract |
Vive-se em uma era onde o computador é uma ferramenta cada vez mais indispensável para o
nosso cotidiano, tornando-se imperativo o desenvolvimento de técnicas pano aproveitamento
de sua potencialidade em todos os meios, inclusive o educacional. Com esta observação foi
adentrado alguns conceitos relacionados a um novo paradigma, que é a informática na
educação, buscando desmistificar e tirar de vez alguns preconceitos existentes sobre essa
metodologia. Primeiramente foi apresentada uma visão geral do meio educacional através de
um estudo de três teorias do ensino e aprendizado, as três basicamente se resumem, na
influência que o homem sofre no meio que vive, na sua hereditariedade através de processos
biológicos e psicológicos e a capacidade que o homem tem de construir seu próprio
conhecimento. Em seguido é mostrado conceitos básicos necessários para conhecer os jogos e
a capacidade que o homem possui de interagir com a máquina nesse ciberespaço, assim como
apresentar formas necessárias para criar esse meio. O próximo passo foi mostrar como se
constitui o mundo do RPG (Role-Playing clames) propriamente dito e como seus elementos
podem ajudar no processo da aprendizagem. Também foi criado um jogo demonstração de um
RPG educacional para medir o grau de satisfação do ensino com esta metodologia. Por fim foi
aplicado um questionário aos alunos que testaram o jogo e foram obtidos dados que mostrou
que o RPG tem urna ótima aceitação como ferramenta no ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
FREITAS, Leonardo da Rocha. O uso de role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática de ensino médio em uma escola técnica em informática. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
RPG, Educacional, Jogos |
pt_BR |
dc.title |
O uso de role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática de ensino médio em uma escola técnica em informática |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |