O uso de role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática de ensino médio em uma escola técnica em informática

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dc.contributor.advisor Calçada, Dario Brito
dc.contributor.author Freitas, Leonardo da Rocha
dc.date.accessioned 2022-06-07T01:48:54Z
dc.date.available 2022-06-07T01:48:54Z
dc.date.issued 2010-03-19
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/110
dc.description.abstract Vive-se em uma era onde o computador é uma ferramenta cada vez mais indispensável para o nosso cotidiano, tornando-se imperativo o desenvolvimento de técnicas pano aproveitamento de sua potencialidade em todos os meios, inclusive o educacional. Com esta observação foi adentrado alguns conceitos relacionados a um novo paradigma, que é a informática na educação, buscando desmistificar e tirar de vez alguns preconceitos existentes sobre essa metodologia. Primeiramente foi apresentada uma visão geral do meio educacional através de um estudo de três teorias do ensino e aprendizado, as três basicamente se resumem, na influência que o homem sofre no meio que vive, na sua hereditariedade através de processos biológicos e psicológicos e a capacidade que o homem tem de construir seu próprio conhecimento. Em seguido é mostrado conceitos básicos necessários para conhecer os jogos e a capacidade que o homem possui de interagir com a máquina nesse ciberespaço, assim como apresentar formas necessárias para criar esse meio. O próximo passo foi mostrar como se constitui o mundo do RPG (Role-Playing clames) propriamente dito e como seus elementos podem ajudar no processo da aprendizagem. Também foi criado um jogo demonstração de um RPG educacional para medir o grau de satisfação do ensino com esta metodologia. Por fim foi aplicado um questionário aos alunos que testaram o jogo e foram obtidos dados que mostrou que o RPG tem urna ótima aceitação como ferramenta no ensino aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon FREITAS, Leonardo da Rocha. O uso de role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática de ensino médio em uma escola técnica em informática. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. pt_BR
dc.subject RPG, Educacional, Jogos pt_BR
dc.title O uso de role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática de ensino médio em uma escola técnica em informática pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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