Resumo:
Esta monografia, intitulada “Histórias da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Frei Anastácio/ Parnaíba/ PI (1978- 2012)”, apresenta a análise realizada mediante pesquisa bibliográfica e de campo relacionadas ao Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para melhor entendimento da temática abordada, são expostas concepções acerca do ensino de história, abrangendo uma discussão sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos, mencionando os desafios e possibilidades dessa modalidade de ensino no campo educacional, assim como a relevância do papel do professor de História na formação de sujeitos críticos e reflexivos aptos a atuar ativamente na sociedade vigente. São apresentados de autores renomados, bem como, são expostos os resultados obtidos mediante a realização de um estudo de caso do tipo etnográfico, baseado nas ideias de Lüdke e André (1986), caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, que objetivou conhecer de que maneira as professoras das salas de aula observadas estavam desenvolvendo as estratégias e metodologias do ensino de história para o público jovem e adulto, bem como investigar as peculiaridades e desafios que englobam essa modalidade de ensino. Como técnicas de coleta de dados utilizou-se: a observação-participante e a análise documental. Os resultados apontam que a modalidade de Educação de Jovens e Adultos é marcada por desafios constantes, seja pela falta de estímulo de alguns discentes, ou pelo sistema educacional brasileiro que possui muitas limitações no que diz respeito ao verdadeiro significado da EJA. Assim, espera-se que esse estudo possa instigar outros acadêmicos a refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas nas salas de aula, para que no decorrer de sua prática docente possam empregar estratégias adequadas para desenvolver um trabalho coeso e significativo para a formação dos jovens e adultos.
Descrição:
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